Neste mês, na edição de aniversário da Casa e Comida, o nosso banqueteiro Alexandre Cymes sugeriu opções de pratos bem servidos para compartilhar, com seus receitas preferias, que rendem bastante, sem deixar de lado uma linda apresentação para impressionar os convidados.

Caldeirada de Frutos do Mar

Hoje compartilhamos a receita da Caldeirada de Frutos do Mar, publicada na revista e uma das preferidas do Alê. Se fizer em casa, conte pra gente como ficou!

Caldeirada de frutos do mar

Rende 8 porções
Tempo de preparo 4h

Ingredientes

Caldo

Caldeirada

Crostinis

Aïoli

Modo de fazer

Caldo

  1. Em uma panela grande, adicione azeite e refogue o funcho, a cebola, o alho-poró, o alho e a cabeça de peixe. Misture bem por alguns instantes e cubra com água fria
  2. Acrescente o tomate pelado já amassado com o seu suco, o bouquet garni e o açafrão. Quando ferver, deixe cozinhar por quase uma hora, em fogo baixo.
  3. Retire o bouquet garni e a cabeça de peixe. Reserve o caldo em uma tigela.

Caldeirada

  1. Coloque o polvo em um refratário, envolto em papel-alumínio. Asse em forno a 200ºC até ficar macio (cerca de 1 hora e 20 minutos). Quando estiver cozido, corte o polvo em pedaços grandes e reserve
  2. Na mesma panela em que foi feito o caldo, coloque o robalo, regue com azeite e tempere com um pouco de sal. Cubra com o caldo e coloque para cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo. Quando o peixe estiver quase no ponto, acrescente os camarões, o lagostim, a lula, o polvo e a casca de laranja. Aguarde mais 2 minutos. Desligue o fogo e acerte o sal.

Crostinis

  1. Pincele o azeite nas fatias de pão. Leve aos forno para tostar. Reserve.

Aïoli

  1. No liquidificador, coloque a gema, o alho, o suco de limão, a mostarda, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Despeje lentamente o azeite com ele ligado, mantendo um fio fino e uniforme, até obter consistência de maionese. Reserve.

Montagem

  1. Em uma travessa funda, coloque o peixe e os frutos do mar, regue com o caldo e salpique a salsinha.

Sirva com fatias de baguete tostada e Aïoli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *